como usar vinagre nos cabelos

Mel Maria

Como usar vinagre de maçã nos cabelos? Confira dicas e os benefícios.

Você já ouviu falar dos benefícios do vinagre de maçã nos cabelos? Esse produto natural é cada vez mais procurado por quem quer cuidar das madeixas de forma simples, barata e eficaz.

Anúncios

O vinagre de maçã tem propriedades que ajudam a limpar, hidratar, fortalecer e dar brilho aos fios, além de equilibrar o pH do couro cabeludo e combater a caspa. Quer saber como usar vinagre de maçã nos cabelos? Então confira as dicas que separamos para você neste artigo!

Porque o vinagre de maçã é bom para o cabelo?

O vinagre de maçã é um produto obtido a partir da fermentação da maçã, que resulta em um líquido ácido e rico em nutrientes, como vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas. Esses nutrientes trazem diversos benefícios para os cabelos, como:

  • Limpeza profunda: o vinagre de maçã ajuda a remover os resíduos de produtos que se acumulam nos fios e no couro cabeludo, deixando-os mais limpos e saudáveis.
  • Hidratação: o vinagre de maçã sela as cutículas dos fios, o que evita a perda de água e mantém os cabelos hidratados e macios.
  • Fortalecimento: o vinagre de maçã estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que favorece o crescimento dos fios e previne a queda.
  • Brilho: o vinagre de maçã reflete a luz sobre os fios, dando-lhes um aspecto mais luminoso e bonito.
  • Equilíbrio do pH: o vinagre de maçã tem um pH próximo ao do cabelo, o que ajuda a restaurar o equilíbrio natural do couro cabeludo e a evitar problemas como oleosidade excessiva, coceira e caspa.
Anúncios

Como usar vinagre de maçã nos cabelos?

Existem várias formas de usar vinagre nos cabelos, mas a mais comum é fazer um enxágue com ele após lavar os fios com shampoo e condicionador. Para isso, você vai precisar de:

  • 1/4 de xícara de vinagre de maçã
  • 1 litro de água
Anúncios

Misture bem os dois ingredientes em uma jarra ou garrafa e leve para o banheiro. Depois de lavar os cabelos normalmente, despeje a mistura sobre os fios, massageando bem o couro cabeludo e as pontas. Deixe agir por alguns minutos e enxágue com água fria ou morna. Você pode repetir esse processo uma ou duas vezes por semana, dependendo da necessidade dos seus cabelos.

Outra forma de usar vinagre de maçã nos cabelos é fazer uma máscara capilar com ele. Para isso, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (pode ser coco, oliva, abacate ou outro de sua preferência)

Misture bem os três ingredientes em um recipiente e aplique nos cabelos úmidos, desde a raiz até as pontas. Cubra os fios com uma touca plástica ou uma toalha úmida e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Você pode fazer essa máscara uma vez por mês ou sempre que sentir que seus cabelos estão ressecados ou sem vida.

Anúncios

Dicas extras para usar vinagre de maçã nos cabelos

  • Escolha um vinagre de maçã orgânico e sem conservantes, pois eles são mais puros e benéficos para os cabelos.
  • Não use o vinagre de maçã puro nos fios, pois ele pode ser muito forte e causar irritação ou ressecamento. Sempre dilua-o em água ou outros ingredientes antes de aplicá-lo.
  • Não use vinagre de maçã nos cabelos se você tiver feridas, alergias ou sensibilidade no couro cabeludo, pois ele pode piorar a situação.
  • Não use vinagre de maçã nos cabelos se você tiver feito algum tipo de química, como tintura, alisamento ou permanente, pois ele pode alterar a cor ou a estrutura dos fios.
  • Não use vinagre de maçã nos cabelos se você tiver os fios muito claros ou loiros, pois ele pode deixá-los amarelados ou esverdeados. Nesse caso, prefira o vinagre de cidra ou o vinagre branco.
Publicidade relacionada