unhas amareladas

Mel Maria

Unhas amareladas: o que pode ser, como prevenir e como tratar?

Você já reparou que suas unhas estão amareladas? As unhas amareladas podem ser um problema chato e constrangedor. Imagine você querendo exibir aquele esmalte maravilhoso e, em vez disso, suas unhas parecem estar sofrendo de um caso grave de manchas amareladas.

Anúncios

Esse é um problema que pode afetar a saúde e a beleza das suas mãos. Mas o que causa as unhas amareladas? Como evitar que elas fiquem assim? E como tirar o aspecto amarelado das unhas? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre as unhas amareladas.

Unhas amareladas: o que pode ser?

As unhas amareladas são características por apresentarem uma coloração amarela ou amarronzada, diferente da cor natural das unhas. Esse problema pode afetar uma ou mais unhas, e pode ter diferentes causas. Geralmente, esse aspecto amarelado das unhas pode ser um sinal de alguma doença ou infecção nas unhas, como fungos, psoríase ou micose. Nesses casos, as unhas podem apresentar outros sintomas, como espessamento, deformação, descamação ou dor.

Anúncios

Por outro lado, as unhas amareladas também podem ser causadas por fatores externos, como o uso de esmaltes escuros ou de má qualidade, o contato com produtos químicos ou o hábito de fumar. Nesses casos, as unhas podem ficar manchadas ou descoloridas, mas não apresentam alterações na estrutura ou na sensibilidade.

Como prevenir as unhas amareladas?

Para prevenir as unhas amareladas, é importante cuidar da higiene e da saúde das suas unhas. Algumas dicas são:

  • Evite roer as unhas ou cutucar as cutículas, pois isso pode danificar as unhas e facilitar a entrada de micro-organismos.
  • Mantenha as unhas limpas e secas, pois a umidade favorece o crescimento de fungos e bactérias.
  • Use luvas ao manusear produtos químicos ou de limpeza, pois eles podem ressecar e manchar as unhas.
  • Evite fumar ou ficar exposto à fumaça do cigarro, pois ela contém substâncias que podem amarelar as unhas.
  • Use esmaltes de boa qualidade e de cores claras, pois os esmaltes escuros podem deixar resíduos nas unhas. Além disso, não use esmalte por mais de uma semana seguida, pois isso pode impedir a respiração das unhas.
  • Use uma base protetora antes de aplicar o esmalte, pois ela forma uma camada entre a unha e o esmalte, evitando o contato direto.
  • Hidrate as unhas e as cutículas com cremes ou óleos específicos, pois isso ajuda a manter a elasticidade e a resistência das unhas.
  • Tenha uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais, pois eles são essenciais para a saúde das unhas.
Anúncios

Unhas amareladas: o que fazer?

Se você já tem as unhas amareladas, não se desespere. Existem algumas formas de tratar esse problema e recuperar a cor natural das suas unhas. Veja algumas opções:

  • Se as suas unhas estão amareladas por causa de alguma doença ou infecção, procure um médico dermatologista para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado. Ele pode receitar medicamentos orais ou tópicos para combater os micro-organismos causadores do problema.
  • Se as suas unhas estão amareladas por causa de fatores externos, você pode tentar clareá-las com alguns produtos naturais ou caseiros. Por exemplo, você pode mergulhar as suas unhas em uma solução de água oxigenada e bicarbonato de sódio por alguns minutos, ou esfregar um pedaço de limão nas suas unhas. Esses produtos têm propriedades clareadoras e podem ajudar a remover as manchas das suas unhas. Mas atenção: não faça isso se as suas unhas estiverem machucadas ou inflamadas, pois pode causar irritação ou ardência. E lembre-se de lavar bem as mãos depois de usar esses produtos, pois eles podem deixar a pele sensível ao sol.
  • Se você quer disfarçar as unhas amareladas enquanto elas não clareiam, você pode usar um esmalte claro com um tom rosado ou bege, pois ele ajuda a neutralizar o amarelo das unhas. Evite usar esmaltes escuros ou com glitter, pois eles podem piorar o problema.
Anúncios

As unhas amareladas podem ser um incômodo estético, mas também podem indicar algum problema de saúde. Por isso, é importante cuidar bem das suas unhas e procurar ajuda médica se elas apresentarem outros sintomas. Assim, você pode ter unhas bonitas e saudáveis!

Publicidade relacionada