como fortalecer as unhas

Mel Maria

Saiba como fortalecer as unhas com dicas de especialistas.

As unhas são uma parte importante da nossa aparência e saúde, mas muitas vezes sofrem com o enfraquecimento, a quebra e a descamação. Isso pode ser causado por diversos fatores, como o uso de produtos químicos, o hábito de roer as unhas, a falta de hidratação e de nutrientes essenciais.

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Mas não se preocupe, existem algumas dicas simples e eficazes para fortalecer as unhas e deixá-las mais bonitas e saudáveis. Neste artigo, você vai aprender como cuidar das suas unhas com a ajuda de um dermatologista renomado sobre o assunto.

Use creme hidratante

Uma das principais causas do enfraquecimento das unhas é o ressecamento, que pode ser evitado com o uso diário de um bom creme hidratante para mãos e unhas. O creme ajuda a hidratar e nutrir as unhas, deixando-as mais fortes e resistentes. Além disso, existem alguns cremes específicos para fortalecer as unhas, que contêm ingredientes como vitamina B5, minerais e cálcio. Esses produtos devem ser aplicados sobre as unhas limpas e sem esmalte, todos os dias.

Uma receita caseira de creme hidratante que você pode fazer em casa é misturar duas colheres de sopa de óleo de jojoba, uma colher de sopa de manteiga de cacau, uma colher de sopa de raspa de cera de abelha, dez gotas de óleo essencial de sândalo e cinco gotas de óleo essencial de limão. Leve ao fogo baixo até derreter, deixe esfriar e coloque em um recipiente. Aplique nas mãos e nas unhas pela manhã e à noite.

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Use base fortalecedora

Outra dica importante para fortalecer as unhas é usar uma base fortalecedora, que ajuda a proteger as unhas dos agentes externos que podem danificá-las, como o sol, a água, o detergente e a acetona. As bases fortalecedoras podem ser encontradas em farmácias, drogarias ou lojas de cosméticos, de diversas marcas e preços.

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Algumas delas contêm cravo da índia, que é ótimo para quem tem o hábito de roer as unhas, pois tem um cheiro forte e um gosto amargo que desestimulam essa prática.As bases fortalecedoras devem ser aplicadas sobre as unhas limpas e sem esmalte, uma vez por semana ou sempre que for trocar o esmalte.

Evite acetona

A acetona é um produto muito eficiente para remover o esmalte das unhas, mas também é muito agressivo, pois resseca e fragiliza as unhas. Por isso, o ideal é evitar o uso de acetona e optar por removedores de esmalte sem acetona, que são mais suaves e menos prejudiciais.

Os removedores de esmalte sem acetona podem ser encontrados em farmácias, drogarias ou lojas de cosméticos, assim como os esmaltes hipoalergênicos, que são mais indicados para quem tem alergia ou sensibilidade aos componentes dos esmaltes comuns.

Proteja as mãos com luvas

As tarefas domésticas podem ser muito nocivas para as unhas, pois envolvem o contato com produtos químicos, como detergentes, sabões e desinfetantes, que ressecam e enfraquecem as unhas. Além disso, a água também pode prejudicar as unhas, pois altera o seu pH natural e favorece o surgimento de fungos e bactérias.

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Por isso, sempre que for lavar louça, roupa ou fazer faxina, use luvas de borracha ou plástico para proteger as mãos e as unhas desses agentes. As luvas também devem ser usadas quando for mexer com terra ou plantas no jardim, pois a terra pode conter micro-organismos que podem causar infecções nas unhas.

Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação tem um papel fundamental na saúde das unhas, pois fornece os nutrientes necessários para o seu crescimento e fortalecimento. Alguns dos nutrientes mais importantes para as unhas são o ferro, a vitamina A e as vitaminas do complexo B.

O ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que transporta o oxigênio para as células, inclusive as das unhas. A deficiência de ferro pode causar anemia, que se manifesta por unhas fracas, pálidas e com ranhuras. As principais fontes de ferro são as carnes vermelhas, o fígado, os ovos, os feijões e os vegetais verde-escuros.

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A vitamina A é importante para a renovação celular e a produção de colágeno, que dá firmeza e elasticidade às unhas. A falta de vitamina A pode levar a unhas secas, quebradiças e com manchas brancas. Os alimentos ricos em vitamina A são o fígado, a gema de ovo, o leite, a manteiga, a cenoura, a abóbora e o espinafre.

As vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo das proteínas, que são os principais componentes das unhas. A deficiência dessas vitaminas pode causar unhas fracas, amareladas e com descamação. As fontes de vitaminas do complexo B são as carnes, os ovos, o leite, os cereais integrais, as frutas secas e as verduras.

Evite roer as unhas

Roer as unhas é um hábito muito comum entre as pessoas que sofrem de ansiedade, nervosismo ou estresse, mas é muito prejudicial para a saúde das unhas, pois causa traumas, infecções e deformidades nas unhas.

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Para evitar roer as unhas, é importante identificar e tratar a causa emocional que leva a esse comportamento. Além disso, existem algumas dicas práticas que podem ajudar a parar de roer as unhas, como:

  • Manter as unhas curtas e bem cuidadas;
  • Usar esmaltes coloridos ou com glitter, que chamam mais atenção e desestimulam a roer as unhas;
  • Usar bases fortalecedoras com cravo da índia ou produtos específicos para parar de roer as unhas, que têm um gosto amargo ou picante;
  • Mastigar chicletes ou balas sem açúcar quando sentir vontade de roer as unhas;
  • Usar adesivos ou band-aids nas pontas dos dedos para impedir o contato com as unhas;
  • Procurar atividades que distraiam as mãos e a mente, como desenhar, escrever ou fazer artesanato.

Tome suplementos

Alguns dos suplementos mais usados para fortalecer as unhas são:

  • Biotina: também conhecida como vitamina B7 ou H, é uma vitamina do complexo B que ajuda na formação das proteínas das unhas. A dose recomendada é de 2,5 mg por dia.
  • Zinco: é um mineral que participa da síntese de colágeno e da divisão celular das unhas. A dose recomendada é de 15 mg por dia.
  • Silício: é um mineral que estimula a produção de colágeno e queratina nas unhas. A dose recomendada é de 10 mg por dia.
  • Cistina: é um aminoácido que compõe a queratina das unhas. A dose recomendada é de 500 mg por dia.
  • Colágeno: é uma proteína que dá estrutura e resistência às unhas. A dose recomendada é de 10 g por dia.
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